Você quer ser meu parceiro?
O mercado de festas muitas vezes é mais informal do que deveria ser. Muitas pessoas começam pelo dom e acabam se sobressaindo pelo talento.
Alguns buscam a profissionalização, constantemente se reciclam.
Mas nada é regra, nada é padrão.
Alguns segmentos possuem bom relacionamentos entre si, outros já não.
Mas não posso falar pelos demais, então vou falar pelo segmento do qual eu faço parte, o de organização de eventos, assessoria e cerimonial.
Há alguns anos muitos buscam se unir, se encontrar e diversos eventos surgiram a fim de capacitar os profissionais e reciclar. Fico muito feliz com essa postura.
Em contrapartida ainda encontramos barreiras com segmentos que não compreenderam ou não entenderam a importância e as funções dos organizadores de eventos, que é indicar, orientar os clientes aos demais profissionais do mercado de eventos de uma forma consciente, orientada e de acordo com a necessidade dos clientes.
Muitos buffets, corais, decoradores e empresas de foto e vídeo acabam oferecendo ”assessorias” como cortesia ou com preços e serviços não condizentes com os dos demais. E ainda desestimulam a contratação falando: você não precisa de assessoria não, aqui te ajudaremos em tudo…
Não peço muito não, peço apenas respeito e limite. Se cada profissional realmente cuidar apenas do seu trabalho, tenho certeza de que o mercado irá se fortalecer.
Vamos entender um pouco mais sobre o trabalho do organizador: ao conversar com o cliente, buscamos entender o perfil dele e da festa, o que já foi contratado, quais são as expectativas, e o que ele espera transmitir com a festa dele. Todas as indicações e orientações são feitas de forma exclusiva para cada cliente.
Para uma assessoria completa fazemos no mínimo 50 reuniões com os clientes, numa assessoria final cerca de 10 reuniões. Temos tempo de planejamento, organização, pesquisa, visitas, treinamento da equipe, é muito mais trabalho do que apenas colocar 2 recepcionistas com uma prancheta na mão…
Aos meus colegas de profissão repensem o seu trabalho e seus parceiros, toda parceria deve ser de mão dupla.
Aos demais segmentos peço apenas respeito pelo nosso!
Aos que querem ser indicados lembre-se que indicar também é preciso!!!